Brincando com as palavras

Essa atividade consiste em uma proposta interdisciplinar visando superar as dificuldades de leitura, interpretação e escrita.  Torna-se viável, pois pretende fomentar esse processo tão importante em um mundo letrado como o nosso de maneira alegre e descontraída, ou seja, fazendo uso do lúdico.

A aplicação de atividades lúdicas nas escolas é bastante comum, se tornando uma maneira diferenciada dos educadores repassarem conteúdos aos alunos, com dinamismo e de forma menos cansativa.

As crianças precisam desenvolver várias habilidades nos primeiros anos do Ensino Fundamental para que ocorra o aprendizado da leitura e da escrita. A metodologia e as estratégias pedagógicas do professor , para que isso concorra, são extremamente importantes. Dessa forma, o lúdico constitui uma excelente fonte de recursos pedagógicos para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita.

Quando falamos do lúdico, pensamos em atividades prazerosas e desafiadoras que levam a criança a conhecer a si própria e seu contexto social. O lúdico é desenvolvido por meio de jogos, brincadeira, musicalidades etc.

Enfim, as atividades lúdicas como recurso pedagógico constituem em um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, pois possibilita à criança construir seus conhecimentos por meio de desafios, formulação de hipóteses, resolução de problemas de modo afetivo e concreto.

Professora Responsável: Bruna

Anúncios

Um comentário sobre “Brincando com as palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s